TRANSLATOR GOOGLE

sábado, 23 de agosto de 2008

LITURGIA DO DIA - 23/08

Santo do dia

FESTA DE SANTA ROSA DE LIMA, PADROEIRA DA AMÉRICA LATINA
("æque principalis" com Nossa Senhora de Guadalupe)
Hoje a Igreja celebra :
Santa Rosa de Lima, virgem, +1617,
padroeira da América Latina

Santa Rosa de Lima

Isabel Flores y de Oliva era o nome de baptismo de Santa Rosa de Lima que nasceu em 1586 em Lima, Peru. Os seus pais eram espanhois, que se haviam mudado para a rica colônia do Peru. O nome Rosa foi-lhe dado carinhosamente por uma empregada índia, Mariana, pois a mulher, maravilhada pela extraordinária beleza da menina, exclamou admirada: Você é bonita como uma rosa!Levada à miséria com a sua família, ganhou a vida com duro trabalho da lavoura e costura, até alta noite. Aos vinte anos, ingressou na Ordem Terceira de São Francisco, pediu e obteve licença de fazer os votos religiosos em sua própria casa, como terceira dominicana. Construiu para si uma pequena cela no fundo do quintal da casa de seus pais. A cama era um saco de estopa, levando uma vida de austeridade, de mortificação, de abandono à vontade de Deus. Vivia em contínuo contacto com Deus, alcançando um alto grau de vida contemplativa e de experiência mística. Soube compreender em profundidade o mistério da paixão, morte de Jesus, completando na sua própria carne o que faltava à redenção de Cristo. Era muito caridosa e em especial com os índios e com os negros.Todos os anos, na festa de São Bartolomeu, passava o dia inteiro em oração: "Este é o dia das minhas núpcias eternas", dizia. E foi exactamente assim. Morreu depois de grave enfermidade no dia 24 de agosto de 1617, com apenas 31 anos de idade.

Livro de Ezequiel 43,1-7

Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios:

Irmãos, 17quem se gloria, glorie-se no Senhor. 18Pois é aprovado só aquele que o Senhor recomenda e não aquele que se recomenda a si mesmo. 11,1Oxalá pudésseis suportar um pouco de insensatez, da minha parte. Na verdade, vós me suportais. 2Sinto por vós um amor ciumento semelhante ao amor que Deus vos tem. Fui eu que vos desposei a um único esposo, apresentando-vos a Cristo como virgem pura.

- Palavra do Senhor. - Graças a Deus.

Livro de Salmos 85(84),9-10.11-12.13-14

- Vós jovens, vós moças e rapazes, louvai todos o nome do Senhor! - Vós jovens, vós moças e rapazes, louvai todos o nome do Senhor! - Louvai o Senhor Deus nos altos céus, louvai-o no excelso firmamento! Louvai-o, anjos seus, todos louvai-o, louvai-o, legiões celestiais!
- Vós jovens, vós moças e rapazes, louvai todos o nome do Senhor! - Reis da terra, povos todos, bendizei-o, e vós, príncipes e todos os juízes; e vós, jovens, e vós, moças e rapazes, anciãos e criancinhas, bendizei-o! Louvem o nome do Senhor, louvem-no todos.
- Vós jovens, vós moças e rapazes, louvai todos o nome do Senhor! - A majestade e o esplendor de sua glória ultrapassam em grandeza o céu e a terra! Ele exaltou seu povo eleito em poderio, ele é o motivo de louvor para os seus santos. É um hino para os filhos de Israel, este povo que ele ama e lhe pertence.
- Vós jovens, vós moças e rapazes, louvai todos o nome do Senhor!

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Mateus 23,1-12

Aclamação (Jo 15,9b.5b) - Aleluia, aleluia, aleluia. - Aleluia, aleluia, aleluia. - Ficai em meu amor, assim fala o Senhor;/ quem em mim permanece e no qual permaneço,/ esse dá muito fruto!
- Aleluia, aleluia, aleluia.

Evangelho - O Senhor esteja convosco. - Ele está no meio de nós. - Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus. - Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo disse Jesus à multidão: 44"O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo. 45O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. 46Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola".

- Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
Fonte: Site dos Arautos do Evangelho

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

LITURGIA DO DIA - 22/08

Santo do dia

NOSSA SENHORA RAINHA
Hoje a Igreja celebra :
Nossa Senhora Rainha

Livro de Ezequiel 37,1-14

Leitura do Livro do Profeta Isaías:

1O povo, que andava na escuridão, viu uma grande luz; para os que habitavam nas sombras da morte, uma luz resplandeceu. 2Fizeste crescer a alegria, e aumentaste a felicidade; todos se regozijam em tua presença como alegres ceifeiros na colheita, ou como exaltados guerreiros ao dividirem os despojos. 3Pois o jugo que oprimia o povo, - a carga sobre os ombros, o orgulho dos fiscais - tu os abateste como na jornada de Madiã.4Botas de tropa de assalto, trajes manchados de sangue, tudo será queimado e devorado pelas chamas. 5Porque nasceu para nós um menino, foi-nos dado um filho; ele traz aos ombros a marca da realeza; o nome que lhe foi dado é: Conselheiro admirável, Deus forte, Pai dos tempos futuros, Príncipe da Paz. 6Grande será o seu reino e a paz não há de ter fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reinado, que ele irá consolidar e confirmar em justiça e santidade, a partir de agora e para todo o sempre. O amor zeloso do Senhor dos exércitos há de realizar estas coisas.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 107(106),2-3.4-5.6-7.8-9

- Bendito seja o nome do Senhor, agora e por toda a eternidade!
- Bendito seja o nome do Senhor, agora e por toda a eternidade!
- Louvai, louvai ó servos do Senhor, louvai, louvai o nome do Senhor. Bendito seja o nome do Senhor, agora e por toda a eternidade!
- Bendito seja o nome do Senhor, agora e por toda a eternidade!
- Do nascer do sol até o seu ocaso, louvado seja o nome do Senhor! O Senhor está acima das nações, sua glória vai além dos altos céus.
- Bendito seja o nome do Senhor, agora e por toda a eternidade!
- Quem pode comparar-se ao nosso Deus, ao Senhor, que no alto céu tem o seu trono e se inclina para olhar o céu e a terra?
- Bendito seja o nome do Senhor, agora e por toda a eternidade!
- Levanta da poeira o indigente e do lixo ele retira o pobrezinho, para fazê-lo assentar-se com os nobres, assentar-se com os nobres do seu povo!
- Bendito seja o nome do Senhor, agora e por toda a eternidade!

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Mateus 22,34-40

Aclamação (Lc 1,28)
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Maria, alegra-te, ó cheia de graça, o Senhor é contigo; és bendita entre todas as mulheres da terra!
- Aleluia, aleluia, aleluia.

Evangelho
- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
- Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 26o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria.28O anjo entrou onde ela estava e disse: "Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!" 29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação.30O anjo, então, disse-lhe: "Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim".34Maria perguntou ao anjo: "Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?" 35O anjo respondeu: "O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível". 38Maria, então, disse: "Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!" E o anjo retirou-se.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
Fonte: Site dos Arautos do Evangelho

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

LITURGIA DO DIA - 21/08

Santo do dia

SÃO PIO X, PAPA
Hoje a Igreja celebra : S. Pio X, papa, +1914

Livro de Ezequiel 36,23-28

Leitura da Profecia de Ezequiel:
Assim fala o Senhor: 23"Vou mostrar a santidade do meu grande nome, que profanastes no meio das nações. As nações saberão que eu sou o Senhor - oráculo do Senhor Deus -, quando eu manifestar minha santidade à vista delas por meio de vós. 24Eu vos tirarei do meio das nações, vos reunirei de todos os países, e vos conduzirei para a vossa terra. 25Derramarei sobre vós uma água pura, e sereis purificados. Eu vos purificarei de todas as impurezas e de todos os ídolos. 26Eu vos darei um coração novo e porei um espírito novo dentro de vós. Arrancarei do vosso corpo o coração de pedra e vos darei um coração de carne; 27porei meu espírito dentro de vós e farei com que sigais a minha lei e cuideis de observar os meus mandamentos. 28Habitareis no país que dei a vossos pais. Sereis o meu povo e eu serei o vosso Deus".
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 51(50),12-13.14-15.18-19

- Eu hei de derramar sobre vós uma água pura, e de vossas imundícies sereis purificados.
- Eu hei de derramar sobre vós uma água pura, e de vossas imundícies sereis purificados.
- Criai em mim um coração que seja puro, dai-me de novo um espírito decidido. Ó Senhor, não me afasteis de vossa face, nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!
- Eu hei de derramar sobre vós uma água pura, e de vossas imundícies sereis purificados.
- Dai-me de novo a alegria de ser salvo e confirmai-me com espírito generoso! Ensinarei vosso caminho aos pecadores, e para vós se voltarão os transviados.
- Eu hei de derramar sobre vós uma água pura, e de vossas imundícies sereis purificados.
- Pois não são de vosso agrado os sacrifícios, e, se oferto um holocausto, o rejeitais. Meu sacrifício é minha alma penitente, não desprezeis um coração arrependido!
- Eu hei de derramar sobre vós uma água pura, e de vossas imundícies sereis purificados.

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Mateus 22,1-14

Aclamação (Sl 94)
- Aleluia, aleluia, aleluia!
- Aleluia, aleluia, aleluia!
- Oxalá ouvísseis hoje a sua voz:/ não fecheis os corações como em Meriba!
- Aleluia, aleluia, aleluia!
Evangelho
- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.
- Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus voltou a falar em parábolas aos sumos sacerdotes e aos anciãos do povo, 2dizendo: "O Reino dos Céus é como a história do rei que preparou a festa de casamento do seu filho. 3E mandou os seus empregados chamar os convidados para a festa, mas estes não quiseram vir. 4O rei mandou outros empregados, dizendo: Dizei aos convidados: já preparei o banquete, os bois e os animais cevados já foram abatidos e tudo está pronto. Vinde para a festa! 5Mas os convidados não deram a menor atenção: um foi para o seu campo, outro para os seus negócios, 6outros agarraram os empregados, bateram neles e os mataram. 7O rei ficou indignado e mandou suas tropas, para matar aqueles assassinos e incendiar a cidade deles. 8Em seguida, o rei disse aos empregados: A festa de casamento está pronta, mas os convidados não foram dignos dela. 9Portanto, ide às encruzilhadas dos caminhos e convidai para a festa todos os que encontrardes.10Então os empregados saíram pelos caminhos e reuniram todos os que encontraram, maus e bons. E a sala da festa ficou cheia de convidados. 11Quando o rei entrou para ver os convidados observou ali um homem que não estava usando traje de festa 12e perguntou-lhe: Amigo, como entraste aqui sem o traje de festa? Mas o homem nada respondeu.13Então o rei disse aos que serviam: Amarrai os pés e as mãos desse homem e jogai-o fora, na escuridão! Ali haverá choro e ranger de dentes. 14Porque muitos são chamados, e poucos são escolhidos".
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Fonte: Site dos Arautos do Evangelho

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

LITURGIA DO DIA - 20/08

Santo do dia

SÃO BERNARDO DE CLARAVAL
Hoje a Igreja celebra : S. Bernardo de Claraval, abade, Doutor da Igreja, +1153

Livro de Ezequiel 34,1-11

Leitura da Profecia de Ezequiel:
1A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: 2"Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel! Profetiza, dizendo-lhes: Assim fala o Senhor Deus aos pastores: Ai dos pastores de Israel, que se apascentam a si mesmos! Não são os pastores que devem apascentar as ovelhas? 3Vós vos alimentais com o seu leite, vestis a sua lã e matais os animais gordos, mas não apascentais as ovelhas. 4Não fortalecestes a ovelha fraca, não curastes a ovelha doente, nem enfaixastes a ovelha ferida. Não trouxestes de volta a ovelha extraviada, não procurastes a ovelha perdida; ao contrário, dominastes sobre elas com dureza e brutalidade. 5As ovelhas dispersaram-se por falta de pastor, tornando-se presa de todos os animais selvagens. 6Minhas ovelhas vaguearam sem rumo por todos os montes e colinas elevadas. Dispersaram-se minhas ovelhas por toda a extensão do país, e ninguém perguntou por elas, nem as procurou.7Por isso, ó pastores, escutai a palavra do Senhor: 8Eu juro por minha vida - oráculo do Senhor Deus - já que minhas ovelhas foram entregues à pilhagem e se tornaram presa de todos os animais selvagens, por falta de pastor; e porque os meus pastores não procuraram as minhas ovelhas, mas apascentaram-se a si mesmos e não as ovelhas, 9por isso, ó pastores, escutai a palavra do Senhor!"10Assim diz o Senhor Deus: "Aqui estou para enfrentar os pastores e reclamar deles as minhas ovelhas. Vou tirar-lhes o ofício de pastor, e eles não mais poderão apascentar-se a si mesmos. Vou libertar da boca deles as minhas ovelhas, para não mais lhes servirem de alimento. 11Assim diz o Senhor Deus: Vede! Eu mesmo vou procurar minhas ovelhas e tomar conta delas".

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 23(22),1-3.3-4.5.6

- O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.
- O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.
- O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma. Pelos prados e campinas verdejantes ele me leva a descansar. Para as águas repousantes me encaminha e restaura as minhas forças.
- O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.
- Ele me guia no caminho mais seguro, pela honra do seu nome. Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, nenhum mal eu temerei. Estais comigo com bastão e com cajado, eles me dão a segurança!
- O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.
- Preparais à minha frente uma mesa, bem à vista do inimigo; com óleo vós ungis minha cabeça, e o meu cálice transborda.
- O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.
- Felicidade e todo bem hão de seguir-me, por toda a minha vida; e, na casa do Senhor, habitarei pelos tempos infinitos.
- O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Mateus 20,1-16

Aclamação (Hb 4,12)
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- A palavra do Senhor é viva e eficaz:/ ela julga os pensamentos e as intenções do coração.
- Aleluia, aleluia, aleluia

Evangelho
- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.
- Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos esta parábola: 1" Reino dos Céus é como a história do patrão que saiu de madrugada para contratar trabalhadores para a sua vinha. 2Combinou com os trabalhadores uma moeda de prata por dia, e os mandou para a vinha. 3Às nove horas da manhã, o patrão saiu de novo, viu outros que estavam na praça, desocupados, 4e lhes disse: Ide também vós para a minha vinha! E eu vos pagarei o que for justo. 5E eles foram. O patrão saiu de novo ao meio-dia e às três horas da tarde, e fez a mesma coisa. 6Saindo outra vez pelas cinco horas da tarde, encontrou outros que estavam na praça, e lhes disse: Por que estais aí o dia inteiro desocupados? 7Eles responderam: Porque ninguém nos contratou. O patrão lhes disse: Ide vós também para a minha vinha. 8Quando chegou a tarde, o patrão disse ao administrador: Chama os trabalhadores e paga-lhes uma diária a todos, começando pelos últimos até os primeiros!9Vieram os que tinham sido contratados às cinco da tarde e cada um recebeu uma moeda de prata. 10Em seguida vieram os que foram contratados primeiro, e pensavam que iam receber mais. Porém, cada um deles recebeu uma moeda de prata. 11Ao receberem o pagamento, começaram a resmungar contra o patrão: 12Estes últimos trabalharam uma hora só, e tu os igualaste a nós, que suportamos o cansaço e o calor o dia inteiro.13Então o patrão disse a um deles: Amigo, eu não fui injusto contigo. Não combinamos uma moeda de prata? 14Toma o que é teu e volta para casa! Eu quero dar a este que foi contratado por último o mesmo que dei a ti. 15Por acaso não tenho o direito de fazer o que quero com aquilo que me pertence? Ou estás com inveja, porque estou sendo bom? 16aAssim, os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos".

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentários

Cada um a seu tempo

"Ide, também vós, para a minha vinha". Irmãos, perguntais-vos talvez porque é que não se mandam vir ao mesmo tempo todos estes trabalhadores para a vinha do Senhor. Responder-vos-ei que o desígnio do Senhor foi chamá-los todos ao mesmo tempo. Mas eles não querem vir quando são chamados na primeira hora e isso tem a ver com a sua recusa. É por isso que o próprio Deus vem chamá-los em particular..., à hora em que pensava que eles se renderiam e responderiam ao seu convite. É o que diz claramente o apóstolo Paulo a seu próprio respeito: "Quando aprouve a Deus, Ele separou-me no seio da minha mãe" (Ga 1,15). Quando é que isso aprouve a Deus, senão quando viu que Paulo se renderia ao seu apelo? Deus teria querido chamá-lo, com certeza, desde o princípio da sua vida, mas, porque Paulo não se teria rendido à sua voz, Deus tomou o partido de só o chamar quando viu que ele lhe responderia. Foi assim que Deus só chamou o bom ladrão na última hora, se bem que o pudesse ter feito mais cedo, se tivesse previsto que aquele homem se iria render ao seu apelo. Portanto, se os trabalhadores da parábola dizem que ninguém os contratou, é preciso não nos esquecermos da paciência de Deus... Quanto a Ele, mostra claramente que fez tudo o que pôde para que todos pudessem vir desde a primeira hora do dia. Assim, a parábola de Jesus mostra-nos que os homens se entregam a Deus em idades muito diferentes. E Deus quer, a todo o custo, impedir os primeiros chamados de desprezar os últimos.

S. João Crisóstomo (c. 345 - 407), bispo de Antioquia, depois de Constantinopla, doutor da IgrejaHomilia 64

Fonte: Site dos Arautos do Evangelho

terça-feira, 19 de agosto de 2008

LITURGIA DO DIA - 19/08

Santo do dia

XX SEMANA DO TEMPO COMUM
Ofício do dia de semana e Missa à escolha ou(Br.)
São João Eudes, presbítero, +1680,
Memória FacultativaOfício e Missa da memória.
Hoje, a Igreja também comemora.
S. Luís, bispo de Tolosa, +1299
Santo Ezequiel Moreno, bispo, +1906
Beato Bernardo Ptolomeu, abade, +1348

Livro de Ezequiel 28,1-10

Leitura da Profecia de Ezequiel:
1A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: 2"Filho do homem, dize ao príncipe da cidade de Tiro: Assim fala o Senhor Deus: Porque o teu coração se tornou orgulhoso, tu disseste: Eu sou um deus e ocupo o trono divino no coração dos mares. Tu, porém, és homem e não um deus, mas pensaste ter a mente igual à de um deus. 3Sim, tu és mais sábio do que Daniel! Segredo algum te é obscuro. 4Com talento e habilidade adquiriste uma fortuna, acumulaste ouro e prata em teus tesouros. 5Com grande tino comercial aumentaste tua fortuna, e com ela teu coração se tornou soberbo. 6Por isso, assim diz o Senhor Deus: Por teres igualado tua mente à de um deus, 7vou trazer contra ti os povos mais violentos dos estrangeiros. Eles puxarão suas espadas contra a tua bela sabedoria e profanarão o teu esplendor. 8Eles te farão baixar à cova, e morrerás de morte violenta no coração dos mares. 9Porventura, ousarás dizer: Sou um deus! na presença de teus algozes, tu que és um homem e não deus, nas mãos dos que te apunhalam? 10Morrerás da morte dos incircuncisos, pela mão de estrangeiros, pois fui eu que falei - oráculo do Senhor Deus".

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Deut. 32,26-27.27-28.30.35-36

- Sou eu que tiro a vida, sou eu quem faz viver!
- Sou eu que tiro a vida, sou eu quem faz viver!
- Pensei: "Vou espalhá-los pela terra, farei cessar sua memória inteiramente". Mas receava a rea­ção dos inimigos, a má interpretação dos adversários.
- Sou eu que tiro a vida, sou eu quem faz viver!
- Eles diriam: Nossa mão prevaleceu, não foi o Senhor Deus que isto fez. Porque meu povo é gente sem juízo, é gente que não tem discernimento.
- Sou eu que tiro a vida, sou eu quem faz viver!
- Como pode um homem só perseguir mil, como dois podem fazer fugir dez mil? Não é porque sua Rocha os vendeu, não é porque o Senhor os entregou?
- Sou eu que tiro a vida, sou eu quem faz viver!
- Já vem o dia em que serão arruinados e o seu destino se apressa em chegar. Porque o Senhor fará justiça ao seu povo e salvará todos aqueles que o servem.
- Sou eu que tiro a vida, sou eu quem faz viver!

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Mateus 19,23-30

Aclamação (2Cor 8,9)
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Jesus Cristo, Senhor nosso, embora sendo rico,/ para nós se tornou pobre, a fim de enriquecer-nos,/ mediante sua pobreza.
- Aleluia, aleluia, aleluia.

Evangelho
- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.
- Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 23Jesus disse aos discípulos: "Em verdade vos digo, dificilmente um rico entrará no reino dos Céus. 24E digo ainda: é mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus". 25Ouvindo isso, os discípulos ficaram muito espantados, e perguntaram: "Então, quem pode ser salvo?" 26Jesus olhou para eles e disse: "Para os homens isso é impossível, mas para Deus tudo é possível".27Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: "Vê! Nós deixamos tudo e te seguimos. Que haveremos de receber?" 28Jesus respondeu: "Em verdade vos digo, quando o mundo for renovado e o Filho do Homem se sentar no trono de sua glória, também vós, que me seguistes, havereis de sentar-vos em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel. 29E todo aquele que tiver deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos, campos, por causa do meu nome, receberá cem vezes mais e terá como herança a vida eterna. 30Muitos que agora são os primeiros, serão os últimos. E muitos que agora são os últimos, serão os primeiros".

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentários

Nós deixámos tudo e seguimos-te

Ouvistes, meus irmãos, que Pedro e André abandonaram as redes para seguirem o Redentor ao primeiro apelo da sua voz (Mt 4,20)... Talvez algum de vós diga baixinho: "Para obedecer ao apelo do Senhor, que é que aqueles dois pecadores abandonaram, eles que não tinham quase nada?" Mas, nesta matéria, temos de considerar as disposições do coração mais do que os bens que se possuem. Deixa muito aquele que não retém nada para si; deixa muito aquele que abandona tudo, mesmo se não é muita coisa. Quanto a nós, aquilo que possuimos, conservamo-lo com paixão, e, o que não temos, buscamo-lo com todo o nosso desejo. Sim, Pedro e André deixaram muito, pois um e outro abandonaram mesmo o desejo de possuirem. Abandonaram muito porque, renunciando aos seus bens, renunciaram também às suas ambições. Seguindo o Senhor, renunciaram a tudo o que teriam podido desejar se o não tivessem seguido.
Fonte: Site dos Arautos do Evangelho

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

LITURGIA DO DIA - 18/08

Santo do dia

XX SEMANA DO TEMPO COMUM
Hoje a Igreja celebra : Beato Alberto Hurtado Cruchaga, presbítero, +1952
Santa Helena, mãe do imperador Constantino, +328

Livro de Ezequiel 24,15-24

Leitura da Profecia de Ezequiel:
15A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: 16"Filho do homem, vou tirar de ti, por um mal súbito, o encanto de teus olhos. Mas não deverás lamentar-te nem chorar ou derramar lágrimas. 17Geme em silêncio, sem fazer o luto dos mortos. Põe o turbante na cabeça, calça as sandálias nos pés, sem encobrir a barba, nem comer o pão dos enlutados". 18Eu tinha falado ao povo pela manhã, e à tarde minha esposa morreu. Na manhã seguinte, fiz como me foi ordenado. 19Então o povo perguntou-me: "Não nos vais explicar o que têm a ver conosco as coisas que tu fazes?" 20Eu respondi-lhes: "A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: 21Fala à casa de Israel: Assim diz o Senhor Deus: Vou profanar o meu santuário, o objeto do vosso orgulho, o encanto de vossos olhos, o alento de vossas vidas. Os filhos e as filhas, que lá deixastes, tombarão pela espada. 22E fareis assim como eu fiz: Não cobrireis a barba, nem co­mereis o pão dos enlutados, 23levareis o turbante na cabeça, as sandálias nos pés, sem vos lamentar nem chorar. Definhareis por causa de vossas próprias culpas, gemendo uns para os outros. 24Ezequiel servirá para vós como sinal: Fareis exatamente o que ele fez; quando isso acontecer, sabereis que eu sou o Senhor Deus".

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Deut. 32,18-19.20.21

- Esqueceram o Deus que os gerou.
- Esqueceram o Deus que os gerou.
- Da Rocha que te deu à luz te esqueceste, do Deus que te gerou não te lembraste. Vendo isto, o Senhor os desprezou, aborrecido com seus filhos e suas filhas.
- Esqueceram o Deus que os gerou.
- E disse: Esconderei deles meu rosto e verei, então, o fim que eles terão, pois, tornaram-se um povo pervertido, são filhos que não têm fidelidade.
- Esqueceram o Deus que os gerou.
- Com deuses falsos provocaram minha ira, com ídolos vazios me irritaram; vou provocá-los por aqueles que nem povo são, através de gente louca hei de irritá-los.
- Esqueceram o Deus que os gerou.

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Mateus 19,16-22

Aclamação (Mt 5,3)
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Felizes os humildes de espírito,/ porque deles é o Reino dos Céus.
- Aleluia, aleluia, aleluia.
Evangelho
- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.
- Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 16alguém aproximou-se de Jesus e disse:
"Mestre, que devo fazer de bom para possuir a vida eterna?" 17Jesus respondeu: "Por que me perguntas sobre o que é bom? Um só é o Bom. Se queres entrar na vida, observa os mandamentos". 18O homem perguntou: "Quais mandamentos?" Jesus respondeu: "Não matarás, não cometerás adultério, não roubarás, não levantarás falso testemunho, 19honra teu pai e tua mãe, e ama o teu próximo como a ti mesmo". 20O jovem disse a Jesus: "Tenho observado todas essas coisas. Que ainda me falta?" 21Jesus respondeu: "Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me". 22Quando ouviu isso, o jovem foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentários

Bem-aventurados os pobres em espírito

Não se trata de rejeitar os bens susceptíveis de ajudar o próximo. É da natureza das posses serem possuídas; como é da natureza dos bens difundir o bem; Deus destinou-os ao bem-estar dos homens. Os bens estão nas nossas mãos como ferramentas, como instrumentos dos quais retiramos bom uso, se soubermos manipulá-los. [...] A natureza fez das riquezas escravas, e não senhoras. Não se trata, pois, de as depreciar porque, em si mesmas, não são boas nem más, mas perfeitamente inocentes. Só de nós depende o uso, bom ou mau, que delas fizermos; o nosso espírito, a nossa consciência, são inteiramente livres para disporem à sua vontade dos bens que lhes foram confiados. Destruamos, pois, não os nossos bens, mas a cobiça que lhes perverte o uso. Quando nos tivermos tornado virtuosos, saberemos usá-los com virtude. Compreendamos que esses bens dos quais nos mandam desfazermo-nos são os desejos desregrados da alma. [...] Nada lucrais em largar o dinheiro que tendes, se continuardes a ser ricos em desejos desregrados. [...]Eis de que forma concebe o Senhor o uso dos bens exteriores: temos de nos desfazer, não de um dinheiro que nos permite viver, mas das forças que nos levam a usá-lo mal, ou seja, das doenças da alma. [...] Temos de purificar a nossa alma, isto é, de a tornar pobre e nua, para nesse estado ouvirmos o chamamento do Salvador: «Vem e segue-Me». Ele é o caminho que percorre aquele que tem o coração puro. [...] Este considera que a fortuna, o ouro, a prata, as casas que possui, que tudo isso são graças de Deus, e mostra-Lhe o seu reconhecimento socorrendo os pobres com os seus próprios fundos. Ele sabe que possui esses bens, mais para os irmãos do que para si mesmo; longe de se tornar escravo das suas riquezas, é mais forte do que elas; não as encerra na sua alma. [...] E, se um dia o dinheiro lhe desaparecesse, aceitaria a ruína com a felicidade dos melhores dias. É esse o homem, afirmo eu, que Deus considera bem-aventurado e a quem chama «pobre em espírito» (Mt 5, 3), herdeiro certo do Reino dos Céus, que está fechado àqueles que não souberam desprender-se da sua opulência.

Fonte: Site dos Arautos do Evangelho