TRANSLATOR GOOGLE

sábado, 13 de dezembro de 2008

LITURGIA DO DIA - 13/12

Santo do Dia

A Igreja comemora hoje: Santa Luzia ou Santa Lúcia

Primeira Leitura (Eclesiástico 48, 1-4.9-11)

Leitura do Livro do Eclesiástico.
Naqueles dias, 1o profeta Elias surgiu como um fogo, e sua palavra queimava como uma tocha. 2Fez vir a fome sobre eles e, no seu zelo, reduziu-os a pouca gente. 3Pela palavra do Senhor fechou o céu e de lá fez cair fogo por três vezes. 4Ó Elias, como te tornaste glorioso por teus prodígios! Quem poderia gloriar-se de ser semelhante a ti? 9Tu foste arrebatado num turbilhão de fogo, num carro de cavalos também de fogo, 10tu, nas ameaças para os tempos futuros, foste designado para acalmar a ira do Senhor antes do furor, para conduzir o coração do pai ao filho, e restabelecer as tribos de Jacó. 11Felizes os que te viram, e os que adormeceram na tua amizade!


- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

SALMO 79

-Pastor de Israel, prestai ouvidos. Vós que sobre os querubins vos assentais. Despertai vosso poder, ó nosso Deus, e vinde logo nos trazer a salvação!
R: Convertei-nos, ó Senhor, resplandecei a vossa face e nós seremos salvos!
-Voltai-vos para nós, Deus do universo! Olhai dos altos céus e observai. Visitai a vossa vinha e protegei-a! Foi a vossa mão direita que a plantou; protegei-a e ao rebento que firmastes!
R: Convertei-nos, ó Senhor, resplandecei a vossa face e nós seremos salvos!
-Pousai a mão sobre o vosso Protegido, o filho do homem que escolhestes para vós! E nunca mais vos deixaremos, Senhor Deus! Dai-nos vida, e louvaremos vosso nome!
R:
Convertei-nos, ó Senhor, resplandecei a vossa face e nós seremos salvos!

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Mateus 17, 10-13
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.

Ao descerem do monte, 10os discípulos perguntaram a Jesus: "Por que os mestres da Lei dizem que Elias deve vir primeiro?" 11Jesus respondeu: "Elias vem e colocará tudo em ordem. 12Ora, eu vos digo: Elias já veio, mas eles não o reconheceram. Ao contrário, fizeram com ele tudo o que quiseram. Assim também o Filho do Homem será maltratado por eles". 13Então os discípulos compreenderam que Jesus lhes falava de João Batista.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.



Fonte: Site A.E.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

LITURGIA DO DIA - 12/12

Santo do dia

NOSSA SENHORA DE GUADALUPE
PADROEIRA DA AMÉRICA LATINA. FESTA
Missa com Glória, Prefácio de Nossa Senhora I ou II

Livro de Isaías 48,17-19

Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas.
Irmãos, 4quando se completou o tempo previsto, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sujeito à Lei, 5a fim de resgatar os que eram sujeitos à Lei e para que todos recebêssemos a filiação adotiva. 6E porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito do seu Filho, que clama: Abá - ó Pai! 7Assim, já não és mais escravo, mas filho; e se és filho, és também herdeiro: tudo isso, por graça de Deus.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 1,1-2.3.4.6

- Manifestai a sua glória entre as nações.
- Manifestai a sua glória entre as nações.
- Cantai ao Senhor Deus um canto novo, cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! Cantai e bendizei seu Santo nome.
- Manifestai a sua glória entre as nações.
- Dia após dia anunciai sua salvação, manifestai a sua glória entre as nações, e entre os povos do universo seus prodígios!
- Manifestai a sua glória entre as nações.
- Publicai entre as nações: "Reina o Senhor! Ele firmou o universo inabalável, e os povos ele julga com justiça".
- Manifestai a sua glória entre as nações.

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Mateus 11,16-19

- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
- Glória a vós, Senhor.

39Naqueles dias Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judéia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou em seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com um grande grito, exclamou: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu". 46Então Maria disse: "A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador".

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
Fonte: Site A.E.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

LITURGIA DO DIA - 11/12

Santo do dia

II SEMANA DO ADVENTO
Hoje a Igreja celebra : S. Dâmaso I, papa, +384


Livro de Isaías 41,13-20.


Porque Eu, o SENHOR, teu Deus, tomo-te pela mão, e digo-te: ‘Não tenhas medo, Eu mesmo te ajudarei!’ Não tenhas medo, pobre vermezinho de Jacob, mísero insecto de Israel. Eu próprio te ajudarei. oráculo do SENHOR. O teu redentor é o Santo de Israel. Farei de ti uma grade aguçada, nova e armada de dentes; trilharás as montanhas e as triturarás. Reduzirás a palha as colinas. Tu as joeirarás e levá-las-á o vento, e o vendaval as espalhará. Exultarás, então, no SENHOR, gloriar-te-ás no Santo de Israel. Os pobres e os necessitados buscam água e não a encontram. Têm a língua ressequida pela sede. Mas Eu, o SENHOR, os atenderei; Eu, o Deus de Israel, não os abandonarei. Farei brotar rios nos morros escalvados e fontes do fundo dos vales. Transformarei o deserto num reservatório e a terra árida em arroios de água. Plantarei no deserto cedros e acácias, murtas e oliveiras. Farei crescer na terra seca o cipreste, ao lado do ulmeiro e do buxo, para que vejam e saibam, considerem e compreendam, de uma vez por todas, que é a mão do SENHOR que faz estas coisas, que o Santo de Israel as realizou.


- Palavra do Senhor
- Graças a Deus


Livro de Salmos 145,1.9.10-11.12-13.


Exaltarei a tua grandeza, ó meu rei e meu Deus; hei-de bendizer o teu nome para sempre. SENHOR é bom para com todos; a sua ternura repassa todas as suas obras.
Louvem-te, SENHOR, todas as tuas criaturas; todos os teus fiéis te bendigam.
Dêem a conhecer a glória do teu reino e anunciem os teus feitos poderosos, para mostrar aos homens as tuas proezas e o esplendor glorioso do teu reino. teu reino é um reino para toda a eternidade e o teu domínio estende-se por todas as gerações.

Evangelho segundo S. Mateus 11,11-15.

- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
- Glória a vós, Senhor.

Em verdade vos digo: Entre os nascidos de mulher, não apareceu ninguém maior do que João Baptista; e, no entanto, o mais pequeno no Reino do Céu é maior do que ele. Desde o tempo de João Baptista até agora, o Reino do Céu tem sido objecto de violência e os violentos apoderam se dele à força. Porque todos os Profetas e a Lei anunciaram isto até João. E, quer acrediteis ou não, ele é o Elias que estava para vir. Quem tem ouvidos, oiça!»


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.


Fonte: Evangelho Quotidiano



quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

LITURGIA DO DIA - 10/12

Santo do dia

II SEMANA DO ADVENTO
Hoje a Igreja celebra : Santa Eulália, virgem, mártir, +304
Nossa Senhora do Loreto

Livro de Isaías 40,25-31

Leitura do Livro do Profeta Isaías.
25"Com quem haveis de me comparar, e a quem seria eu igual?"
- fala o Santo. 26Levantai os olhos para o alto e vede: Quem criou tudo isto? - Aquele que expressa em números o exército das estrelas e a cada uma chama pelo nome: tal é a grandeza e força e poder de Deus que nenhuma delas falta à chamada. 27Então, por que dizes, Jacó, e por que falas, Israel: "Minha vida ocultou-se da vista do Senhor e meu julgamento escapa ao do meu Deus?" 28Acaso ignoras, ou não ouviste? O Senhor é o Deus eterno que criou os confins da terra; ele não falha nem se cansa, insondável é sua sabedoria; 29ele dá coragem ao desvalido e aumenta o vigor do mais fraco. 30Cansam-se as crianças e param, os jovens tropeçam e caem, 31mas os que esperam no Senhor renovam suas forças, criam asas como as águias, correm sem se cansar, caminham sem parar.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 103(102),1-2.3-4.8.10

- Bendize, ó minha alma, ao Senhor.
- Bendize, ó minha alma, ao Senhor.
- Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e todo o meu ser, o seu santo nome! Bendize, ó minha alma, ao Senhor, não te esqueças de nenhum de seus favores!
- Bendize, ó minha alma, ao Senhor.
- Pois ele te perdoa toda culpa e cura toda a tua enfermidade; da sepultura ele salva a tua vida e te cerca de carinho e compaixão;
- Bendize, ó minha alma, ao Senhor.
- O Senhor é indulgente, é favorável, é paciente, é bondoso e compassivo, não nos trata como exigem nossas faltas, nem nos pune em proporção às nossas culpas.
- Bendize, ó minha alma, ao Senhor.

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Mateus 11,28-30

- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
- Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e disse: 28"Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. 29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve".

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Fonte: Site A.E.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

LITURGIA DO DIA - 09/12

Santo do dia

II SEMANA DO ADVENTO
Hoje a Igreja celebra :
Beato Bernardo Maria Silvestrelli, presbítero, +1911
Santa Leocádia, virgem, mártir, +304

Livro de Isaías 40,1-11

Leitura do Livro do Profeta Isaías.
1Consolai o meu povo, consolai-o! - diz o vosso Deus.
2Falai ao coração de Jerusalém e dizei em alta voz que sua servidão acabou e a expiação de suas culpas foi cumprida; ela recebeu das mãos do Senhor o dobro por todos os seus pecados.3Grita uma voz: "preparai no deserto o caminho do Senhor, aplainai na solidão a estrada do nosso Deus. 4Nivelem-se todos os vales, rebaixem-se todos os montes e colinas; endireite-se o que é torto e alisem-se as asperezas: 5a glória do Senhor então se manifestará, e todos os homens verão juntamente o que a boca do Senhor falou".6Dizia uma voz: "Grita!" E respondi: "Que devo gritar?" A criatura humana é feno, toda a sua glória é como flor do campo; 7seca o feno, murcha a flor ao soprar o Senhor sobre eles. Sim, o povo é feno. 8Seca o feno, murcha a flor, mas a palavra de nosso Deus fica para sempre. 9Sobe a um alto monte, tu, que trazes a boa nova a Sião; levanta com força a tua voz, tu, que trazes a boa nova a Jerusalém, ergue a voz, não temas; dize às cidades de Judá: "Eis o vosso Deus, 10eis que o Senhor Deus vem com poder, seu braço tudo domina: eis, com ele, sua conquista, eis à sua frente a vitória. 11Como um pastor, ele apascenta o rebanho, reúne, com a força dos braços, os cordeiros e carrega-os ao colo; ele mesmo tange as ovelhas-mães".
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 96(95),1-2.3.10.11-12.13

- Olhai e vede: o nosso Deus vem com poder!
- Olhai e vede: o nosso Deus vem com poder!
- Cantai ao Senhor Deus um canto novo, cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! Cantai e bendizei seu santo nome! Dia após dia anunciai sua salvação.
- Olhai e vede: o nosso Deus vem com poder!
- Manifestai a sua glória entre as nações, e entre os povos do universo seus prodígios! Publicai entre as nações: "Reina o Senhor!" E os povos ele julga com justiça.
- Olhai e vede: o nosso Deus vem com poder!
- O céu se rejubile e exulte a terra, aplauda o mar com o que vive em suas águas; os campos com seus frutos rejubilem e exultem as florestas e as matas.
- Olhai e vede: o nosso Deus vem com poder!
- Na presença do Senhor, pois ele vem, porque vem para julgar a terra inteira. Governará o mundo todo com justiça, e os povos julgará com lealdade.
- Olhai e vede: o nosso Deus vem com poder!

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Mateus 18,12-14

- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo;† segundo Mateus.
- Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo disse Jesus a seus discípulos:
12Que vos parece? Se um homem tem cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixa ele as noventa e nove nas montanhas, para procurar aquela que se perdeu? 13Em verdade vos digo, se ele a encontrar, ficará mais feliz com ela, do que com as noventa e nove que não se perderam. 14Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
Fonte: Site A.E.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

LITURGIA DO DIA 08/12

Santo do dia

IMACULADA CONCEIÇÃO DE NOSSA SENHORA.
SOLENIDADE.
Padroeira Principal de Portugal
Ofício Solene: com Glória, Credo e Prefácio próprio.

Livro de Génesis 3,9-15.20

Leitura do Livro do Gênesis:
9O Senhor chamou Adão, dizendo: "Onde estás?" 10E ele respondeu: "Ouvi tua voz no jardim, e fiquei com medo porque estava nu; e me escondi". 11Disse-lhe o Senhor Deus: "E quem te disse que estavas nu? Então comeste da árvore, de cujo fruto te proibi comer?" 12Adão disse: "A mulher que tu me deste por companheira, foi ela que me deu do fruto da árvore, e eu comi". 13Disse o Senhor Deus à mulher: "Por que fizeste isso?" E a mulher respondeu: "A serpente enganou-me e eu comi". 14Então o Senhor Deus disse à serpente: "Porque fizeste isso, serás maldita entre todos os animais domésticos e todos os animais selvagens! Rastejarás sobre o ventre e comerás pó todos os dias de tua vida! 15Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar". 20E Adão chamou à sua mulher "Eva", porque ela é a mãe de todos os viventes.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 98,1.2-3.3-4

- Cantai ao Senhor Deus um canto novo,/ porque ele fez prodígios!
- Cantai ao Senhor Deus um canto novo,/ porque ele fez prodígios!
- Cantai ao Senhor Deus um canto novo,/ porque ele fez prodígios!/ Sua mão e o seu braço forte e santo/ alcançaram-lhe a vitória.
- Cantai ao Senhor Deus um canto novo,/ porque ele fez prodígios!
- O Senhor fez conhecer a salvação,/ e às nações, sua justiça;/ recordou o seu amor sempre fiel/ pela casa de Israel.
- Cantai ao Senhor Deus um canto novo,/ porque ele fez prodígios!
- Os confins do universo contemplaram/ a salvação do nosso Deus./ Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira,/ alegrai-vos e exultai!
- Cantai ao Senhor Deus um canto novo,/ porque ele fez prodígios!

Carta aos Efésios 1,3-6.11-12

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios:
3Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Ele nos abençoou com toda a bênção do seu Espírito em virtude de nossa união com Cristo, no céu. 4Em Cristo, ele nos escolheu, antes da fundação do mundo, para que sejamos santos e irrepreensíveis sob o seu olhar, no amor. 5Ele nos predestinou para sermos seus filhos adotivos por intermédio de Jesus Cristo, conforme a decisão de sua vontade, 6para o louvor da sua glória e da graça com que ele nos cumulou no seu Bem-amado. 11Nele também nós recebemos a nossa parte. Segundo o projeto daquele que conduz tudo conforme a decisão de sua vontade, nós fomos predestinados 12a sermos, para o louvor de sua glória, os que de antemão colocaram sua esperança em Cristo.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Lucas 1,26-38

- O Senhor esteja convosco!
- Ele está no meio de nós!
- PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo Lucas.
- Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, 26no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria.28O anjo entrou onde ela estava e disse: "Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!"29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação.30O anjo, então, disse-lhe: "Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim". 34Maria perguntou ao anjo: "Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?"35O anjo respondeu: "O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível".38Maria, então, disse: "Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!"E o anjo retirou-se.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentários

«Vós a preservastes de toda a mancha do pecado original, para que, enriquecida com a plenitude da vossa graça, fosse a digna mãe de vosso Filho»

Filho de Deus, concede-me o teu Dom admirável, para que eu possa celebrar a maravilhosa beleza da tua mãe bem-amada! Conservando a virgindade concebeu a Virgem seu Filho, em seu seio imaculado teve Aquele que traz nas mãos o universo, amamentou Quem às nações dá alimento. Virgem e mãe, o que não é ela, desde então? Ela é santa de corpo, bela na alma, pura de espírito, correcta na inteligência, perfeita nos sentimentos, casta e fiel, pura de coração e plena de virtude.
Que em Maria exultem os corações virgens, porque dela nasceu Quem libertou o género humano votado a uma escravatura terrível. Que o velho Adão, ferido pela serpente, se alegre em Maria; Maria dá a Adão uma descendência que lhe permite esmagar a serpente maldita e que o sara da sua ferida mortal (Gn 3,15). Que os padres se alegrem na Virgem bendita; ela pôs no mundo o Padre Maior que a Si próprio se fez vítima, pondo fim aos sacrifícios da antiga aliança [...] Que em Maria se alegrem todos os profetas, porque nela se cumpriram as suas visões, nela se realizaram as suas profecias, se confirmaram os seus oráculos. Que em Maria exultem todos os patriarcas, porque ela recebeu a bênção que lhes foi prometida, ela que, em seu Filho, os tornou perfeitos [...]
Maria é a nova árvore de vida, que dá aos homens, em vez do fruto amargo colhido por Eva, um dulcíssimo fruto de que o mundo inteiro se alimenta.

Santo Efrém (c.306-373), diácono na Síria, doutor da Igreja
Hino mariano
Fonte: Site A.E.

domingo, 7 de dezembro de 2008

LITURGIA DO DIA - 07/12

Santo do dia

II SEMANA DO ADVENTO
II semana do Saltério.
Ofício dominical do Advento (II Vésperas do Domingo).
Missa própria: Sem Glória, Credo, Prefácio do Advento I.
Hoje a Igreja celebra:
Santo Ambrósio, bispo, Doutor da Igreja, +397

Livro de Isaías 40,1-5.9-11

Leitura do livro do profeta Isaías
1Consolai, consolar meu povo, diz vosso Deus. 2Animai Jerusalém, dizei-lhe bem alto que suas lidas estão terminadas, que sua falta está expiada, que recebeu, da mão do Senhor, pena dupla por todos os seus pecados. 3Uma voz exclama: Abri no deserto um caminho para o Senhor, traçai reta na estepe uma pista para nosso Deus. 4Que todo vale seja aterrado, que toda montanha e colina sejam abaixadas: que os cimos sejam aplainados, que as escarpas sejam niveladas! 5Então a glória do Senhor manifestar-se-á; todas as criaturas juntas apreciarão o esplendor, porque a boca do Senhor o prometeu. 9Subi a uma alta montanha, para anunciar a boa nova a Sião. Elevai com força a voz, para anunciar a boa nova a Jerusalém. Elevai a voz sem receio, dizei às cidades de Judá: Eis vosso Deus! 10Eis o Senhor Deus que vem com poder, estendendo os braços soberanamente. Eis com ele o preço de sua vitória; faz-se preceder pelos frutos de sua conquista; 11como um pastor, vai apascentar seu rebanho, reunir os animais dispersos, carregar os cordeiros nas dobras de seu manto, conduzir lentamente as ovelhas que amamentam.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 85(84),9-10.11-12.13-14

Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade e a vossa salvação nos concedei!
1. Escutarei o que diz o Senhor Deus, porque ele diz palavras de paz ao seu povo, para seus fiéis, e àqueles cujos corações se voltam para ele. Sim, sua salvação está bem perto dos que o temem, de sorte que sua glória retornará à nossa terra.
- R. Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade e a vossa salvação nos concedei!
2. A bondade e a fidelidade outra vez se irão unir, a justiça e a paz de novo se darão as mãos. A verdade brotará da terra, e a justiça olhará do alto do céu.
- R. Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade e a vossa salvação nos concedei!
3. Enfim, o Senhor nos dará seus benefícios, e nossa terra produzirá seu fruto. A justiça caminhará diante dele, e a felicidade lhe seguirá os passos.
- R. Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade e a vossa salvação nos concedei!

2ª Carta de S. Pedro 3,8-14

Leitura da segunda carta de São Pedro
8Mas há uma coisa, caríssimos, de que não vos deveis esquecer: um dia diante do Senhor é como mil anos, e mil anos como, um dia. 9O Senhor não retarda o cumprimento de sua promessa, como alguns pensam, mas usa da paciência para convosco. Não quer que alguém pereça; ao contrário, quer que todos se arrependam. 10Entretanto, virá o dia do Senhor como ladrão. Naquele dia os céus passarão com ruído, os elementos abrasados se dissolverão, e será consumida a terra com todas as obras que ela contém. 11Uma vez que todas estas coisas se hão de desagregar, considerai qual deve ser a santidade de vossa vida e de vossa piedade, 12enquanto esperais e apressais o dia de Deus, esse dia em que se hão de dissolver os céus inflamados e se hão de fundir os elementos abrasados! 13Nós, porém, segundo sua promessa, esperamos novos céus e uma nova terra, nos quais habitará a justiça. 14Portanto, caríssimos, esperando estas coisas, esforçai-vos em ser por ele achados sem mácula e irrepreensíveis na paz.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Marcos 1,1-8

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos
1Princípio da boa nova de Jesus Cristo, Filho de Deus. Conforme está escrito no profeta Isaías: 2Eis que envio o meu anjo diante de ti: ele preparará o teu caminho. 3Uma voz clama no deserto: Traçai o caminho do Senhor, aplanai as suas veredas (Mal 3,1; Is 40,3). 4João Batista apareceu no deserto e pregava um batismo de conversão para a remissão dos pecados. 5E saíam para ir ter com ele toda a Judéia, toda Jerusalém, e eram batizados por ele no rio Jordão, confessando os seus pecados. 6João andava vestido de pêlo de camelo e trazia um cinto de couro em volta dos rins, e alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre. 7Ele pôs-se a proclamar: "Depois de mim vem outro mais poderoso do que eu, ante o qual não sou digno de me prostrar para desatar-lhe a correia do calçado. 8Eu vos batizei com água; ele, porém, vos batizará no Espírito Santo."
- Palavra da salvação.
- Glória a Vós, Senhor.
Fonte: Site A.E.